Os cinco agregados, também conhecidos como "skandhas" em sânscrito ou "khandhas" em páli, são uma parte central da compreensão da natureza da existência e da mente no Budismo.
Esses cinco agregados representam as várias dimensões da experiência humana e são considerados como elementos que compõem a existência condicionada. Aqui estão os cinco agregados de acordo com o Budismo da escola Theravada:
1. FORMA (Rupa)
Refere-se ao corpo físico e aos elementos materiais do ser. Inclui os quatro elementos primários (terra, água, fogo, ar) que compõem o corpo.
2. SENSAÇÃO (Vedana)
Refere-se à capacidade de experimentar sensações, sejam elas agradáveis, desagradáveis ou neutras, em resposta a estímulos sensoriais.
3. PERCEPÇÃO (Sanna)
Envolve o processo de reconhecer, rotular e interpretar as experiências sensoriais. Percepção está relacionada ao reconhecimento de objetos e situações.
4. FORMAÇÕES MENTAIS (Sankhara)
Inclui as formações mentais, impulsos, vontades e atividades mentais que surgem com base nas experiências passadas e condicionamentos. São consideradas forças impulsionadoras do comportamento.
5. CONSCIÊNCIA (Vinnana)
Refere-se à consciência ou à cognição, a capacidade de tomar consciência das experiências sensoriais e mentais. A consciência está interconectada com os outros agregados.
A compreensão dos cinco agregados é essencial para a análise das Três Marcas da Existência ou seja, a impermanência (Anicca), a insatisfatoriedade (Dukkha) e a insubstancialidade (Anatta).
Ou seja, a natureza transitória ou impermanente, insatisfatória e sem substância do não-eu.
Esses agregados compõem a experiência humana, mas nenhum deles representa uma entidade permanente, sólida e independente. A análise dos cinco agregados é uma parte fundamental da prática da meditação vipassana, que busca penetrar na natureza da realidade e alcançar a libertação do ciclo de renascimentos (samsara).